quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Nenhum a Menos

FICHA TÉCNICA
Título original: Yi Zhi Don Bu Neng Chao
China
colorido
Direção: Zhang Yimou
Roteiro: Shi Xiangsheng
Elenco: Wei Minzhi, Zhang Huike, Thin Zenda, Zhimei Sun, Fanfan Li
Duração: 100 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme narra as dificuldades de uma menina de 13 anos, a mais velha de sua turma numa pequena cidade chinesa, que tem de substituir o professor que precisou viajar.

Vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza, o filme de Zhang Yimou é apontado até hoje como um dos maiores exemplos de história sobre a dignidade do professor. Um clássico.

E POR FALAR NISSO...

O título do filme tem a ver com o fato de que a menina descobre, logo de início, é um garoto desistiu da escola para procurar emprego. Então, vai bater na porta da casa da família para que não o deixe desistir da educação. Ela não quer ficar sem nenhum da turma...


Neve Sobre os Cedros

FICHA TÉCNICA
Título original: Snow Falling on Cedars
Estados Unidos
colorido
Direção: Scott Hicks
Roteiro: Ronald Bass
Elenco: Ethan Hawke, Youki Kudo, James Cromwell, Max von Sydow, Sam Sheppard
Duração: 127 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Em 1950, numa comunidade do norte do Oceano Pacífico, um pescador é encontrado morto. Tudo indica que foi assassinato a sangue frio.

O filme foi realizado em co-produção com o Japão e com um grande elenco formado por atores dos dois países. Ethan Hawke era o protagonista na pele de Ismael, um repórter local, encarregado de cobrir o caso.

E POR FALAR NISSO...

À medida que começa o julgamento, o preconceito contra os japoneses começa a vir à tona. Um outro pescador é apontado como principal suspeito e uma ex-namorada do repórter está envolvida, o que faz com que ele chegue a uma chocante descoberta. A música é Slices of Palama, com Heathers.

Noiva em Fuga

FICHA TÉCNICA
Título original: Runaway Bride
Estados Unidos
colorido
Direção: Garry Marshall
Roteiro: Sara Parriott
Elenco: Julia Roberts, Richard Gere, Joan Cusack, Hector Elizondo, Rita Wilson
Duração: 116 minutos
Gênero: comédia romântica

Sinopse: Maggie Carpenter já tentou se casar por três vezes, mas na hora H ela abandona o noivo no altar. E essa história chama a atenção de um charmoso jornalista.

Decidida a recuperar o título de rainha das bilheterias, Julia Roberts se uniu de novo ao seu galã de Uma Linda Mulher. Até o diretor era o mesmo! A comédia é simpática, fez sucesso, mas não é um clássico do gênero como o filme anterior.

E POR FALAR NISSO...

Cenas do filme ao som de You Can't Hurry Love, com Dixie Chicks. Por causa da história, Ike (Richard Gere) é demitido do jornal, mas vai até a cidade de Maggie para confirmar a notícia.

Notícias de uma Guerra Particular

FICHA TÉCNICA
Brasil
colorido
Direção: Katia Lund e João Moreira Salles
Roteiro: os diretores
Elenco: Nilton Cerqueira, Luiz Carlos Gregório, Paulo Lins, Hélio Luz, Rodrigo Pimentel
Duração: 57 minutos
Gênero: documentário

Sinopse: O documentário retrata o cotidiano de traficantes e moradores do morro Santa Marta, no Rio de Janeiro. É resultado de dois anos de entrevistas e também inclui a visão dos policiais.

Muito elogiado, o filme é uma referência a respeito de um problema que de lá pra cá só piorou. O roteiro traça um paralelo entre falas de moradores, traficantes e policiais sobre uma guerra que ainda não é "civil". E muito particular...

E POR FALAR NISSO ...

O filme mostrava os traficantes mascarados, o que gerou polêmica. A cena mostra depoimento do então secretário de segurança Hélio Luz. Da parte dos policiais, um dos entrevistados foi Rodrigo Pimentel, entao Capitão do Bope, que teria inspirado o Capitão Nascimento de Tropa de Elite. E que depois trabalhou na Globo.

Nunca Fui Beijada

FICHA TÉCNICA
Título original: Never Been Kissed
Estados Unidos
colorido
Direção: Raja Gosnell
Roteiro: Abby Kohn, Marc Silverstein
Elenco: Drew Barrymore, David Arquette, Molly Shannon, Michael Vartan, Leelee Sobieski
Duração: 107 minutos
Gênero: comédia romântica

Sinopse: Aos 25 anos, Josie é redatora de um grande jornal. Ela inventa uma reportagem que pode torná-la famosa, em que se disfarça de aluna de uma escola de segundo grau.

O roteiro pode não fazer muito sentido, com Josie, interpretada por Drew Barrymore, se disfarçando de adolescente, mas a atriz encarou o desafio. E a redatora tenta descobrir uma grande história.

E POR FALAR NISSO...

Cenas da comédia ao som de Thinking Out Loud, com Lesley Roy. Mostra a relação de Josie com Sam (Michael Vartan). É a chance de ela se sentir apaixonada, pois ninguém sabe que nunca viveu um romance.

O Céu de Outubro

FICHA TÉCNICA
Título original: October Sky
Estados Unidos
colorido
Direção: Joe Johnston
Roteiro: Homer Hickam, Lewis Collick
Elenco: Chris Copper, Laura Dern, Clive Owen, Jake Gylenhaal, William Lee Scott
Duração: 108 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Baseada em fatos reais, e na autobiografia de Homer Hickam, narra a trajetória dele e seu sonho de conquistar o espaço, que começou ainda menino.

O filme apresentou o então novato Jake Gylenhaal, hoje grande astro, na pele de Hicker. A narrativa tem um delicioso sabor nostálgico, ambientada no final dos anos 50 e mostrando o cotidiano dele e seus amigos.

E POR FALAR NISSO...

A fixação de Homer pelo espaço sideral nasceu em seu coração quando ele viu passar no céu de sua pequena cidade o satélite russo Sputnik. Foi um inesquecível outubro, mas seu pai, John Hickam (Chris Cooper), queria que ele parasse com essas "besteiras".

O Colecionador de Ossos

FICHA TÉCNICA
Título original: The Bone Collector
Estados Unidos
colorido
Direção: Phillip Noyce
Roteiro: Jeremy Iacone
Elenco: Denzel Washington, Angelina Jolie, Queen Latifah, Michael Rooker, Luis Guzmán
Duração: 118 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Lincoln Rhyme já foi um importante policial, até uma viga cair em cima dele durante uma investigação e deixá-la tetraplégico.

O policial interpretado por Denzel Washington chega a pensar em cometer eutanásia, mas logo aparece um novo motivo para continuar vivendo: descobrir a identidade de um serial killer que ataca na cidade.

E POR FALAR NISSO...

O clipe mostra as primeiras imagens do filme e a ação de Amelia Donaghy, a personagem de Angelina Jolie. Amelia é a parceira de Lincoln, que o ajuda a "colecionar" as provas contra o criminoso. A música é Oh Death, com Jen Titus.

O Fio da Inocência

FICHA TÉCNICA
Título original: Felicia's Journey
Canadá
colorido
Direção e roteiro: Atom Egoyam
Elenco: Bob Hoskins, Arsinee Kanjian, Sheila Reid, Elaine Cassidy, Gerard McSorley
Duração: 116 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Aos 17 anos e grávida, Felícia viaja para a Inglaterra e encontra um homem mais velho e aparentemente a gentileza em pessoa.

Mais uma prova de que Atom Egoyan gosta de dramas pesados, como já demonstrou em Exótica e O Doce Amanhã. A personagem principal, vivida por Elaine Cassidy, encontra apoio em Ambrose (Bob Hoskins), mas a bondade dele é apenas aparente.

E POR FALAR NISSO...

Slideshow com várias fotos do filme ao som da canção Shines, de Stone Color. Ambrose é na verdade um serial killer que já matou várias mulheres jovens e não consegue achar errado o que faz.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O Informante

FICHA TÉCNICA
Título original: The Insider
Estados Unidos
colorido
Direção: Michael Mann
Roteiro: Eric Roth, Marie Brenner
Elenco: Al Pacino, Russel Crowe, Christopher Plummer, Diane Venora, Lindsay Crouse
Duração: 157 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme une as histórias de Lowell Bergman, jornalista do programa 60 Minutes, e Jeffrey Wigand, biólogo que trabalhou numa grande companhia de cigarros.

O filme conta com uma atuação intensa de Al Pacino na pele do jornalista e uma caracterização surpreendente de Russel Crowe fazendo um homem bem mais velho, o executivo que denuncia a empresa de tabaco.

E POR FALAR NISSO...

Cena ao som do Massive Attack (Safe from Harm). Na entrevista, Wigand afirma a Mike Wallace (Christopher Plummer) que as sete empresas americanas que formam o cartel do tabaco reconhecem que lidam com substâncias viciantes e cancerígenas.

O Mundo de Andy

FICHA TÉCNICA
Título original: Mon on the Moon
Estados Unidos
colorido
Direção: Milos Forman
Roteiro: Scott Alexander, Larry Karaszewicki
Elenco: Jim Carrey, Danny DeVito, Courtney Love, Paul Giamatti, Jerry Lawler
Duração: 118 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Conta a vida e os dramas de Andy Kaufman, humorista que queria se superar e não aceitava concessões. Ele sempre sonha alto e não se importava em irritar poderosos.

O filme de Milos Forman teve Jim Carrey em performance surpreendente na pele de Andy Kaufman, artista que por vezes gostava de ser desagradável. O que o filme também conseguiu ser, em vários momentos...

E POR FALAR NISSO...

Clipe de Man on the Moon, música do REM feita antes do filme em homenagem a Andy Kaufman. E acabou sendo utilizada para a produção. O filme dividiu opiniões e Jim Carrey nem foi indicado ao Oscar.

O Mundo de Sofia

FICHA TÉCNICA
Título original: Sofies Verden
Noruega/Suécia
colorido
Direção: Erik Gustavson
Roteiro: Petter Skavlan
Elenco: Silje Stornstein, Thomas van Bröomsen, Andrine Saether, Bjorn Floberg, Nils Vogt
Duração: 113 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Às vésperas de completar 15 anos, Sofie Amundsen recebe mensangens anônimas com perguntas como "quem é você?" ou "de onde vem o mundo?" E fica intrigada.

O filme é a versão do livro de Jostein Gaarder, um grande sucesso dos anos 90 e best seller em todo o mundo, inclusive o Brasil. A história mostra a importância da filosofia em aspectos cotidianos da vida.

E POR FALAR NISSO...

O clipe conta que no mesmo ano a obra de Gaarder virou um musical nos palcos noruegueses. A história mostra Sofie aprendendo com o misterioso Albert Knox visões de filosofia dos pré-socráticos aos dias atuais.

O Pequeno Stuart Little

FICHA TÉCNICA
Título original: Stuart Little
Estados Unidos
colorido
Direção: Rob Minkoff
Roteiro: Evelyn Brooks White, M. Night Shyamalan
Elenco: Hugh Laurie, Geena Davis, Jonathan Lipnicki, Nathan Lane, Steve Zahn
Duração: 84 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Stuart era um rato abandonado que vivia num orfanato, junto com outras crianças. Até que a família Little decide adotar um irmão para o filho George.

O maior mérito do filme foi tornar crível uma história (família adota um rato!), que só pareceria funcionar nas página do livro de Evelyn Brooks. Outra curiosidade é o roteirista: Shyamalan, que no mesmo ano despontou como diretor com O Sexto Sentido.

E POR FALAR NISSO...

Além disso, o pai de família era interpretado por Hugh Laurie, que mais tarde ficaria famoso como o doutor House. Na versão dublada em português, a voz de Stuart era de Rodrigo Santoro e a do gato vilão de Miguel Falabella.

O Poder Vai Dançar

FICHA TÉCNICA
Título original: Cradle Will Rock
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Tim Robbins
Elenco: Angus Macfayden, Susan Sarandon, John Cusack, Vanessa Redgrave, Bill Murray
Duração: 132 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Nova York, 1936, uma época de tumulto social. Os sindicatos aumentam sua combatividade, enquanto os intelectuais se dividem entre o comunismo e o fascismo europeu.

O drama foi escrito e dirigido por Tim Robbins, reunindo um grande elenco. O roteiro fala da atuação de atores de teatro frente as mudanças políticas e assume uma postura claramente de esquerda.

E POR FALAR NISSO...

Bill Murray interpretava um ventríloquo com mania de perseguição e o então novato Jack Black fazia um pequeno papel. A trama também incluia personagens reais como Orson Welles (Macfadyen) e Nelson Rockfeller (John Cusack).

O Sexto Sentido

FICHA TÉCNICA
Título original: The Sixth Sense
Estados Unidos
colorido
Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: Shyamalan
Elenco: Bruce Willis, Toni Collette, Haley Joel Osment, Olivia Williams, Doni Wahlberg
Duração: 107 minutos
Gênero: terror

Sinopse: Conta a história de Cole Sears, um menino perturbado por conta do dom de ver pessoas mortas e o psicólogo infantil Malcolm Crowe, igualmente problemático, que tenta ajudá-lo.

Fenômeno de público, fez enorme sucesso e provocou discussão em todo o mundo. Renovou o gênero terror e há algum tempo o "final surpresa" não tinha tanto impacto. Revelou o diretor Shyamalan.

E POR FALAR NISSO...

A história dos dois se cruza por conta do dom do menino, que irrita sua mãe (Toni Collette). E tudo o que sabemos do médico é que ele acabou de sofrer um atentado durante uma consulta...

O Suspeito da Rua Arlington

FICHA TÉCNICA
Título original: Arlington Road
Estados Unidos
colorido
Direção: Mark Pellington
Roteiro: Ehren Kruger
Elenco: Jeff Bridges, Tim Robbins, Joan Cusac, Hope Davis, Robert Gossett
Duração: 117 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Michael Farraday é um professor universitário americano especializado em terrorismo cuja esposa, uma agente do FBI, morre num tiroteio. E ele começa a desconfiar de seus novos vizinhos.

O filme fala de uma paranoia que só aumentaria dois anos depois, com os atentados de 11 de Setembro. Jeff Bridges vive o professor e o casal suspeito foi interpretado por Tim Robbins e Hope Davis.

E POR FALAR NISSO...

A trama conta que as desconfianças iniciais de Michael Faraday (Jeff Bridges) são consideradas apenas encanação ou estresse causado pela morte da esposa. Mas, aos poucos, ele vai juntando indícios de que o casal é pior do que ele imaginava.

O Talentoso Ripley

FICHA TÉCNICA
Título original: The Talented Mr. Ripley
Estados Unidos
colorido
Direção: Anthony Minghella
Roteiro: Minghella
Elenco: Matt Damon, Gwyneth Paltrow, Jude Law, Cate Blanchett, Philip Seymour Hoffman
Duração: 139 minutos
Gênero: policial

Sinopse: Tom Ripley é um marginal com um dom incomum: ele é capaz de imitar a assinatura, a voz, os gestos e tudo o que marca uma pessoa que deseja atacar.

Ripley, que nos anos 60 foi vivido por Alain Delon, agora ganhava a pele de Matt Damon. Jude Law era o milionário Dickie Greenlaf, de quem ele se aproxima por encomenda do pai do rapaz, preocupado com a temporada dele no litoral francês.

E POR FALAR NISSO...

O roteiro foi adaptado de um clássico de Patricia Highsmith e tem uma conotação homossexual entre caça e caçador. Depois de seduzir a namorada de Dick, Margie (Gwyneth), Ripley o mata para assumir a sua identidade.

O Último Portal

FICHA TÉCNICA
Título original: The Ninth Gate
Estados Unidos
colorido
Direção: Roman Polanski
Roteiro: John Brownjohn, Enrique Urbizu
Elenco: Johnny Depp, Emanuelle Seigner, Frank Langella, Lena Olin, James Russo
Duração: 133 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Um negociante de livros raros é contratado por um homem obscuro para encontrar uma edição de uma obra misteriosa.

Depois de sua obra-prima O Bebê de Rosemary, Roman Polanski voltou a falar de satanismo neste filme que não teve uma boa acolhida da crítica nem foi sucesso popular. A base é um romance de Arturo Perez-Revérte.

E POR FALAR NISSO...

Longe de Tim Burton, Johnny Depp viveu um homem nem tão esquisito, o editor Dean Corso, que enfrenta ameaças bem pesadas ao aceitar a encomenda do estranho Bors Balkan, interpretado por Frank Langella.


O Verão de Sam

FICHA TÉCNICA
Título original: Summer of Sam
Estados Unidos
colorido
Direção: Spike Lee
Roteiro: Lee, Michael Imperioli, Victor Collichio
Elenco: John Leguizamo, Adrien Brody, Mira Sorvino, Jennifer Esposito, Anthony LaPaglia
Duração: 142 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Durante o verão americano de 1977, várias pessoas que moram no Bronx, em Nova York, tem suas histórias ligadas pela atuação de um maníaco sanguinário conhecido como Filho de Sam.

Spike Lee abordou a tensão originada pelo serial killer David Berkovitz, que usou o apelido e ficou famoso no mundo todo. Na trama, um grupo de mafiosos faz uma lista de suspeitos e tenta descobrir por conta própria quem é o assassino.

E POR FALAR NISSO...

Ao mesmo tempo, a trilha sonora destacou os maiores hits da dance music, grande sucesso no final dos 70. A trilha sonora inclui vários clássicos como Everybody Dance, do grupo Chic, música emblemática do período.

Orfeu

FICHA TÉCNICA
Título original: o mesmo
Brasil
colorido
Direção: Cacá Diegues
Roteiro: Vinícius de Moraes
Elenco: Toni Garrido, Patrícia França, Milton Gonçalves, Zezé Motta, Murilo Benício
Duração: 111 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O enredo é inspirado na mitologia grega, na história do casal Orfeu e Eurídice. A adaptação ambientou a trama numa favela carioca, na época do Carnaval.

O roteiro manteve o original de Vinícius, da peça Orfeu da Conceição, responsável pela popularização da Bossa Nova. Foi adaotado antes, em 1959, pelo francês Marcel Camus, com o título Orfeu Negro. A música é Manhã de Carnaval.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com Toni Garrido, então vocalista da Cidade Negra, e que fez Orfeu, em Sou Você, canção de Caetano Veloso. As filmagens também utilizaram o desfile ao vivo da escola de samba carioca Viradouro, que tinha enredo parecido.

Perdidos em Nova York

FICHA TÉCNICA
Título ooriginal: The Out of Towners
Estados Unidos
colorido
Direção: Sam Weisman
Roteiro: Marc Lawrence
Elenco: Steve Martin, Goldie Hawn, John Cleese, Oliver Hudson, Cynthia Nixon
Duração: 90 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Um casal do interior americano, Henry e Nancy, tenta salvar seu casamento com uma viagem romântica em Nova York, mas só arruma confusão.

O filme é a nova versão de uma comédia de 1970. A diferença, além de Nova York estar ainda mais agitada, é a presença de um gerente de hotel esnobe (John Cleese) que entre quatro paredes dançava Bad Girls, de Donna Summer.

E POR FALAR NISSO...

A versão anterior teve direção de Arthur Hiller e a presença de Jack Lemmon e Sandy Dennis nos papéis principais. E a história mostrava que o marido ia para Nova York por causa de uma entrevista de emprego.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Piratas da Informática

FICHA TÉCNICA
Título original: Pirates of Silicon Valley
Estados Unidos
colorido
Direção: Martyn Burke
Roteiro: Burke
Elenco: Noah Wyle, Anthony Michael Hall, Joey slotnick, Joey DiMaggio, John Hopkins
Duração: 95 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme oferece uma versão dramatizada do nascimento da era da informática doméstica, desde o primeiro PC, mostrando a histórica rivalidade entre Apple e Microsoft.

Com produção do canal a cabo TNT, o filme é situado no intervalo entre 1970 e 1985, pouco antes de Steve Jobbs ser demitido da Apple por John Sculley. Mostra os campi das universidades de Berkeley, onde estudou Jobbs, e Harvard, de Gates.

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra o encontro de Jobbs (Noah Wyle) com Gates (Anthony Michael Hall), os dois protagonistas da história. Mas o roteiro não procura mais polêmicas, ao contrário do recente filme sobre Jobbs.

Por Amor

FICHA TÉCNICA
Título original: For Love of the Game
Estados Unidos
colorido
Direção: Sam Raimi
Roteiro: Michael Shaara, Dana Stevens
Elenco: Kevin Costner, Kelly Preston, John C. Reilly, Jena Malone, Brian Cox
Duração: 137 minutos
Gênero: romance

Sinopse: Conta a história de um grande jogador de beisebol, o lendário arremessador do Detroit Tigers Billy Chappel. No esporte as coisas andam bem, mas no amor estão um desastre.

Kevin Costner, começando a fase decadente, era Billy. A eterna namorada dele, Jane, era vivida por Kelly Preston. Um dia a moça diz que se cansou da indecisão dele e avisa que está indo embora.

E POR FALAR NISSO...

Clipe em tributo a Kevin Costner ao som de uma música que também o identificou: I Will Allways Love You, tema de O Guarda-Costas, interpretada por Whitney Houston. Os anos 90 foram a época de ouro do ator, que depois encarou altos e baixos.

Poucas e Boas

FICHA TÉCNICA
Título original: Sweet and Lowdown
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: Woody Allen
Elenco: Sean Penn, Samantha Morton, Uma Thurman, Anthony LaPaglia, Gretchen Mol
Duração: 95 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Durante os anos 30, Emmet Ray, um talentoso guitarrista, ex-cafetão, se vê superado por um novo talento: Django Reinhardt.

Filme diferente na carreira de Allen, mostra no roteiro uma de suas grandes paixões: o jazz clássico dos anos 30 e 40. Emmet Ray é mostrado como alguém que não sabe administrar a carreira e que se perde por conta das escolhas erradas. Sean Penn esteve ótimo no papel.

E POR FALAR NISSO...

Trecho do filme com a canção Wrap Your Trouble in Dreams. Emmet também é um desastre na vida amorosa, pois, apesar de apaixonado por Hattie (Samantha), acha que deve se casar com uma mulher rica e escolhe a socialiste Blanche (Uma).


Quero Ser John Malkovich

FICHA TÉCNICA
Título original: Being John Malkovich
Estados Unidos
colorido
Direção: Spike Jonze
Roteiro: Charlie Kaufmann
Elenco: John Cusack, Cameron Diaz, Catherine Keener, John Malkovich, Charlie Sheen
Duração: 112 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Craig consegue um emprego de arquivista numa firma que fica no andar sete e meio de um grande edifício. Lá ele descobre um portal que leva direto à mente de John Malkovich.

A comédia foi uma das mais originais e esquisitas dos últimos anos, fruto da ousadia e pretensão do roteirista Charlie Kaufmann e do diretor Spike Jonze. E eles até conseguiram deixar Cameron Diaz feia...

E POR FALAR NISSO...

A brincadeira contou até com a participação de Malkovich como ele mesmo, investigando o que acontece em sua própria mente. Depois de entrar na mente do ator, as pessoas são largadas numa estrada. E logo Craig começa a explorar o passeio.

Regras da Vida

FICHA TÉCNICA
Título original: The Cider House Rules
Estados Unidos
colorido
Direção: Lasse Hallstrom
Roteiro: John Irving
Elenco: Tobey Maguire, Charlize Theron, Michael Caine, Paul Rudd, Erikah Badu
Duração: 126 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Homer Wells foi criado e educado num orfanato pelo doutor Wilbur Larch, que lhe ensinou o certo e o errado, mas não as regras de vida. E ele mantém até hoje com o médico uma relação de amizade.

Já crescido, Homer (Tobey Maguire) decide abandonar Wilbur (Michael Caine) para tentar nova vida. Mas uma série de circunstâncias fará com que ele tenha de novamente encarar o seu passado.

E POR FALAR NISSO...

Michael Caine ganhou o Oscar de ator coadjuvante por viver o médico viciado em morfina e que saudava os órfãos com a frase "bom dia princípes e princesas do Maine!" O prêmio foi apresentado por Judi Dench e os concorrentes eram Tom Cruise, Michael Clarke Duncan, Jude Law e Haley Joel Osment.

Rosetta

FICHA TÉCNICA
Título original: Rosetta
Bélgica
colorido
Direção e roteiro: Jean-Pierre e Luc Dardenne
Elenco: Émillie Dequenne, Fabricio Rongione, Anne Yernaux, Olivier Gurmet, Thomas Gollas
Duração: 93 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme conta a história de Rosetta, uma garota de 17 anos que vive num trailer com sua mãe alcoólatra e enfrenta todas as dificuldades da vida.

O filme dos irmãos belga Dardenne foi o grande vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1999. Os cineastas construiram uma carreira de respeito com filmes que abordam questões duras sem fazer sensacionalismo, como O Filho e A Criança.

E POR FALAR NISSO...

Clipe ao som de White Lady Loves You More, cantado por Eliott Smith. A personagem principal, vivida por Emillie, tenta encontrar um emprego estável para se afastar da mãe viciada. Na Bélgica o filme deu origem a uma lei que proíbe os empregadores de pagarem menos que o salário mínimo para adolescentes.

Sem Perdão

FICHA TÉCNICA
Título original: The Lost Son
França/Reino Unido
colorido
Direção e roteiro: Chris Menges
Elenco: Daniel Auteuil, Nastassja Kinski, Katrin Cartlidge, Marianne Danicourt, Ciaran Hinds
Duração: 102 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Xavier Lombard é um detetive trambiqueiro que ganha a vida chantageando mulheres adúlteras. Até ser contratado por um industrial para achar seu filho desaparecido, um fotógrafo.

O francês Daniel Auteuil mais uma vez mostrou seu talento como Xavier. Pensando que o caso é fácil, ele encontra uma amiga do sumido, que mostra para ele um vídeo de crianças fazendo sexo com adultos.

E POR FALAR NISSO...

A trama conta ainda que Xavier logo descobre uma perigosa rede de prostituição infantil. Para ter mais detalhes, faz-se de cliente e pedófilo, mas logo descobre que está no fio da navalha e pode ser incriminado.

Sonho de uma Noite de Verão

FICHA TÉCNICA
Título original: A Midsummer Night's Dream
Estados Unidos/Reino Unido
colorido
Direção e roteiro: Michael Hoffman
Elenco: Kevin Kline, Michelle Pfeiffer, Rupert Everett, Calista Flockhart, Stnaley Tucci
Duração: 116 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: No início do século 20, na Itália, o duque Theseus está prestes a se casar com Hipolita e precisa resolver um problema: Egeus quer obrigar Hermia, sua filha, a se casar com Demetrius.

O inglês Hoffman fez uma das versões mais solares da comédia mais famosa de William Shakespeare, que já teve adaptações de Ingmar Bergman e Woody Allen. O roteiro é fiel à história original e o elenco era bem atraente, com destaque também para Christian Bale, Dominic West e Sophie Marceau.

E POR FALAR NISSO...

A cena tem como destaque Oberon (Everett), a fada Titânia (Michelle) e o duende Puck (Stanley Tucci). A trama une seres mitológicos com pessoas de carne e osso, encarando uma grande confusão amorosa.

South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes

FICHA TÉCNICA
Título original: South Park: Bigger, Longer & Uncut
Estados Unidos
colorido
Direção: Trey Parker
Roteiro: Trey Parker, Matt Stone
Elenco: vozes de Trey Parker, Matt Stone, Isaac Hayes, George Clooney, Minnie Driver
Duração: 81 minutos
Gênero: animação

Sinopse: Os canadenses Terrance e Philip lançam um filme x-rated (ou ponográfico como se rotula no Brasil) e que acaba sendo visto por descuido por todas as crianças do país.

Trailer, eleito pelos internautas como um dos melhores do cinema, da produção de Parker e Stone que levava para as telonas o mesmo espírito abusado da série de televisão. Quadrinhos para adultos.

E POR FALAR NISSO...

Cena do filme com a música Blame Canada, que foi indicada para o Oscar de canção. Na história os pais de uma pequena cidade canadense entram em polvorosa com a possibilidade de os filhos verem pornografia.

Splendor

FICHA TÉCNICA
Título original: Splendor
Estados Unidos
colorido
Direção: Gregg Araki
Roteiro: Araki, Jill Cargerman
Elenco: Johnathon Schaech, Kathleen Robertson, Matt Keeslar, Eric Maibus, Linda Kim
Duração: 93 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Uma garota comum de 20 anos, chamada Veronica, resolve começar uma vida romântica com dois homens ao mesmo tempo, e os dois bem diferentes.

O filme apresenta um divertido triângulo amoroso entre Veronica (Kathleen) e seus dois namorados: um sensível escritor chamado Abel (Schaech) e um cara de nome Zed (Keeslar) sem muita coisa na cabeça.

E POR FALAR NISSO...

Cena ousada de beijo entre os dois atores. Na trama, Veronica ficava grávida mas não sabe quem é o pai. Apresenta um para o outro e eles ficam cada vez mais próximos. Com o tempo, ela acaba ficando de lado.

Star Wars A Ameaça Fantasma

FICHA TÉCNICA
Título original: Stars Wars Episode I The Phantom Menacy
Estados Unidos
colorido
Direção e roteiro: George Lucas
Elenco: Liam Neeson, Ewan McGregor, Natalie Portman, Jake Lloyd, Ian McDiarmid
Duração: 136 minutos
Gênero: aventura

Sinopse: Dois jedis (Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kennobi) vão parar no distante planeta Tatoinne, e acabam descobrindo um garoto especial, por ter grande ligação com a Força.

Lançado 16 anos após o encerramento da saga intergalática, o filme foi um dos mais aguardados do ano. Isso porque George Lucas começou a filmar pelo quarto capítulo da história que havia criado, restando ainda muita coisa para ser contada.

E POR FALAR NISSO...

A história rende também muita interpretação psicanalítica, por conta do destino de Anakin, que se torna Darth Vader, e sua ligação com Luke. A produção arrecadou mais de um bilhão de dólares e é o 14º filme mais visto da história do cinema.

Stigmata

FICHA TÉCNICA
Título original: Stigmata
Estados Unidos
colorido
Direção: Rupert Wainwright
Roteiro: Tom Lazarus e Rick Ramage
Elenco: Patricia Arquette, Gabriel Byrne, Jonathan Pryce, Nia Long, Enrico Colantoni
Duração: 103 minutos
Gênero: terror

Sinopse: O filme mostra os sofrimentos de uma jovem cabeleireira atéia que de repente começa a apresentar os estigmas, ou as chagas de Cristo na cruz.

Patrícia Arquette era a cabeleireira Jackie Paige e Gabriel Byrne o padre Andrew Kiernan, mandado pelo Vaticano para investigar o caso neste filme com ecos de O Exorcista e que teve repercussão mediana.

E POR FALAR NISSO...

O filme ainda conta com a discussão do suposto Evangelho de Tomé, temática que desencadeia diversos debates sobre liberdade religiosa e a rigidez hierárquica da Igreja Católica. Recentemente a Sony anunciou que fará uma continuação.

Sunshine

FICHA TÉCNICA
Título original: Sunshine
Estados Unidos/Hungria
colorido
Direção e roteiro: Istvan Szabó
Elenco: Ralph Fiennes, Rosemary Harris, Rachel Weisz, Jennifer Ehle, Deborah Kara Unger
Duração: 181 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme segue três gerações de uma família judia, os Sonnenchein, e mostra as raízes húngaras, começando pelo Império Austro-Húngaro.

O filme ambicioso, com três horas de duração, é um painel sobre a história da Hungria e foi dirigido por Szabó, que nos anos 80 ganhou o Oscar de filme estrangeiro por Mephisto. Envolvente e emocionante.

E POR FALAR NISSO...

Começando no final do século 19, a trama vai até 1956, quando a Hungria tentou se libertar da influência soviética, passando pelo sofrimento imposto aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Ralph Fiennes faz três papéis e é sempre o protagonista de cada fase.

Tabu

FICHA TÉCNICA
Título original: Gohatto
Japão
colorido
Direção: Nagisa Oshima
Roteiro: Oshima, Ryotaro Shiba
Roteiro: Takeshi Kitano, Riyuhei Matsuda, Shinji Takeda, Tadanobu Asano, Yoichi Sai
Duração: 100 minutos
Gênero: drama

Sinopse: A trama conta a vida dos samurais japoneses no período bakumatusu, no final do século 19. A homossexualidade faz parte integral do enredo.

Nagisa Oshima, o diretor que realizou O Império dos Sentidos nos anos 70, continuava provocativo e ousado neste filme que une a violência dos samurais e a paixão entre dois homens. Representou o Japão no Festival de Cannes de 2000.

E POR FALAR NISSO...

Bela cena de abertura. A história se passa em 1865 em Kioto, então capital japonesa. Dois novos guerreiros são recrutados para ser samurai. Mas eles logo se sentem atraídos um pelo outro e se tornam amantes.

Tarzan

FICHA TÉCNICA
Título original: Tarzan
Estados Unidos
colorido
Direção: Chris Buck, Kevin Lima
Roteiro: Tab Murphy, Noni White
Elenco: vozes de Tony Goldwin, Minnie Driver, Rosie O'Donnell, Glenn Close, Nighel Hawthorne
Duração: 88 minutos
Gênero: animação

Sinopse: Conta a história de um casal de ingleses que sofre um naufrágio juntamente com o filho na costa da África. Eles logo morrem e o garoto acaba adotado por uma macaca, que o cria.

A 37ª animação de longa-metragem da Disney é considerada um clássico e na época do lançamento foi considerado o desenho mais caro já realizado no cinema. A bilheteria correspondeu e foi o quinto filme mais visto de 1999.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a música-tema, You'll Be in my Heart, composta e interpretada por Phill Collins, um sucesso das paradas. A história tem como base o livro clássico de Edgar Rice Burroughs, mas o diretor Buck conta que atualizou os traços de Tarzan observando o filho surfista.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Thomas Crown - A Arte do Crime

FICHA TÉCNICA
Título original: Thomas Crown Affair
Estados Unidos
colorido
Direção: John McTiernan
Roteiro: Leslie Dixon, Kurt Wimmer
Elenco: Pierce Brosnan, Rene Russo, Dennis Leary, Faye Dunaway, Michael Lombard
Duração: 113 minutos
Gênero: suspense

Sinopse: Thomas Crown é um milionário entediado que resolve roubar um quadro de Monet, avaliado em 100 milhões de dólares de um museu de Nova York apenas por diversão.

Pierce Brosnan, que era o 007 da época, desfilou charme na pele de Thomas Crown. Renee Russo, que trabalhou com os maiores galãs da época mas nunca teve status de estrela, era o interesse romântico, a bela Catherine. Só que ela era a investigadora do caso.

E POR FALAR NISSO...

Versão original, realizada em 1968, e que teve Steve McQueen no papel principal. Como uma forma de homenagem, Faye Dunaway, que era a mocinha da primeira versão, foi escalada para a segunda, interpretando uma psiquiatra.

Topsy-Turvy - O Espetáculo

FICHA TÉCNICA
Título original: Topsy-Turvy
Reino Unido
colorido
Direção e roteiro: Mike Leigh
Elenco: Jim Bradbent, Allan Corduner, Timothy Spall, Lesley Manville, Ron Cook
Duração: 160 minutos
Gênero: musical

Sinopse: A dupla teatral William Gilbert e Allan Sullivan trabalha em conjunto para colocar as canções em seu mais novo espetáculo, Princess Ida.

A biografia de uma das mais famosas duplas do teatro musical londrino foi uma experiência diferente de Mike Leigh, que quase sempre retrata dramas da classe média baixa dos subúrbios de Londres. Porém, ele continuou sendo elogiado.

E POR FALAR NISSO...

Sinônimo de originalidade, Gilbert e Sullivan começam a ter problemas com a crítica a partir de 1884. Isso faz com que a união dos dois comece a sofrer abalos, que só serão enfrentados por Lucy, mulher de Sullivan.

Toy Story 2

FICHA TÉCNICA
Título original: Toy Story 2
Estados Unidos
colorido
Direção: John Lasseter
Roteiro: Andrew Stanton, Rita Hsiao
Elenco: vozes de Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack, Kelsey Grammer, Wallace Shawn
Duração: 92 minutos
Gênero: animação

Sinopse: O menino Andy vai para um acampamento de verão e pretende levar seu boneco Woody. Mas, um pouco antes da partida, acontece um acidente que rasga o braço do caubói de pano.

A produção da Pixar manteve o sucesso nessa continuação. Aqui a trama é centrada em Woody, dublado por Tom Hanks. O boneco entra numa fria ao ser roubado por um colecionador de brinquedos.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com imagens do filme ao som da canção When She Loved Me, interpretada por Sarah MacLaclan. O filme bateu a bilheteria do primeiro da série. Na estréia, no feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, foi o número um.

Três Reis

FICHA TÉCNICA
Título original: Three Kings
Estados Unidos
colorido
Direção: David O. Russell
Roteiro: Russell, John Ridley
Elenco: George Clooney, Mark Wahlberg, Ice Cube, Spike Jonze, Judy Geer
Duração: 114 minutos
Gênero: guerra

Sinopse: Três soldados americanos, durante a Guerra do Golfo, ficam sabendo de uma enorme quantidade de ouro escondida nos confins do Iraque.

Trailer do filme de Russell que chamou a atenção pelo cinismo e por contar uma história de guerra que nada tinha a ver com qualquer noção de heroísmo. Afinal, nem John Wayne conseguiria posar de herói na guerra contra o Iraque...

E POR FALAR NISSO...

A cena mostra um interrogatório militar, e até Michael Jackson entra na pauta. O trio (Clooney, Wahlberg e Cube) encontra um mapa do tesouro e embarcam numa aventura que pode mudar suas vidas.

Tudo Sobre Minha Mãe

FICHA TÉCNICA
Título original: Todo Sobre Mi Madre
Espanha
colorido
Direção e roteiro: Pedro Almodóvar
Elenco: Cecília Roth, Marisa Paredes, Penélope Cruz, Antonia San Juan, Carlos Lozano
Duração: 101 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Estéban é um precoce escritor de 17 anos que pede à mãe, como presente de aniversário, que o leve ao teatro para ver a peça Um Bonde Chamado Desejo.

Um dos filmes mais elogiados de Almodóvar, que marcou sua maturidade. Na saída do teatro, Estéban é atropelado e morre. Em desespero, sua mãe, Manuela (Cecília Roth), procura o pai do garoto, hoje transexual. E conhece várias mulheres, como uma freira soropositiva e um casal de atrizes lésbicas.

E POR FALAR NISSO...

Pedro Almodóvar ganhou finalmente o Oscar de filme estrangeiro, entregue por dois de seus atores favoritos, Antonio Banderas e Penélope Cruz. Foi um momento de consagração, com um discurso de agradecimento muito divertido.

Um Domingo Qualquer

FICHA TÉCNICA
Título original: Any Given Sunday
Estados Unidos
colorido
Direção: Oliver Stone
Roteiro: Stone, John Logan
Elenco: Al Pacino, Dennis Quaid, Cameron Diaz, Jamie Foxx, James Woods
Duração: 165 minutos
Gênero: drama

Sinopse: O filme revela os bastidores do futebol americano, mostrando desde o cotidiano dos jogadores e treinadores até as manobras sujas nos bastidores.

O filme de Oliver Stone tem um ritmo vertiginoso que já não agrada a muita gente. Para complicar, ele mostra o futebol americano como se revelasse mais um complô político. Para quem não gosta desse esporte, fica insuportável.

E POR FALAR NISSO...

Apesar dessas restrições, Al Pacino teve um ótimo desempenho na pele de um treinador obstinado, como eles mostra nesta cena de discurso. E Cameron Diaz esteve bem como uma perua rica que herda um time.

Um Lugar Chamado Notting Hill

FICHA TÉCNICA
Título original: Notting Hill
Reino Unido
colorido
Direção: Roger Michell
Roteiro: Richard Curtis
Elenco: Julia Roberts, Hugh Grant, Richard McCabe, Rhys Ifans, Alec Baldwin
Duração: 124 minutos
Gênero: comédia romântica

Sinopse: Will é o dono de uma livraria especializada em livros de viagem sediada em Notting Hill, bairro de Londres. Até que recebe a visita inesperada de uma estrela de cinema.

Ela é Anna Scott (Julia Roberts), atriz americana de enorme sucesso e que está filmando em Londres. Entre ela e o acomodado Will (Hugh Grant), que não parece quer mais nada da vida, começa a nascer um belo e improvável caso de amor.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com a canção She, interpretada por Elvis Costello, um cover de Charles Aznavour. O filme foi um grande sucesso em todo o mundo, teve várias indicações para o Globo de Ouro, mas passou em branco no Oscar.

Um Sinal de Esperança

FICHA TÉCNICA
Título original: Jakob the Liar
Estados Unidos
colorido
Direção: Peter Kassovitz
Roteiro: Jurek Becker, Didier Decoin
Elenco: Robin Williams, Hannah Taylor Gordon, Eva Iqó, Istvan Balint, Kathleen Gati
Duração: 114 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Moradores de um gueto polonês não recebem notícias sobre a guerra mundial que está acontecendo. Então o judeu Jakob decide inventar mentiras confortadoras.

A produção é uma refilmagem de um original alemão lançado em 1975, com mais doses de sentimentalismo. Também prejudicou o enredo muito parecido com A Vida é Bela, lançado no ano anterior.

E POR FALAR NISSO...

Na trama, Jakob, interpretado por Robin Williams começa a inventar notícias sobre a vitória dos aliados e a derrocada dos nazistas, num momento em que a máquina de guerra de Hitler parecia invencível. Tudo para elevar o moral dos judeus, presos no gueto. A cena está dublada em russo.

Verão Feliz

FICHA TÉCNICA
Título original: Kikujiro no Natsu
Japão
colorido
Direção: Takeshi Kitano
Roteiro: Kitano
Elenco: Takeshi Kitano, Yusuke Sekiguchi, Kayoko Kishimoto, Yuko Daike
Duração: 121 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: É verão no Japão e o pequeno Masao não tem com quem brincar. E sua vida se cruza com o sisudo Kikujiro, que não parece ser a melhor companhia para ele.

O filme foi outro grande sucesso de Kitano, que estava em bela forma e aqui mostrou seu lado sentimental, quase deixando ter a cena roubada por Yusuke Sekiguchi, o garoto. Foi exibido com sucesso no Festival de Cannes, mas não ganhou nada, o que foi considerado injustiça.

E POR FALAR NISSO...

Na trama, o maior desejo do menino (e para isso ele conta com a ajuda de Kikujiro) é encontrar a mãe que nunca conheceu. Os dois partem juntos nessa busca, mas a convivência é difícil pois Masao é arrogante e só faz o que quer. A cena está dublada em italiano.

Vivendo no Limite

FICHA TÉCNICA
Título original: Bringing Out the Dead
Estados Unidos
colorido
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Paul Schrader
Elenco: Nicolas Cage, Patricia Arquette, John Goodman, Ving Rhames, Tom Sizemore
Duração: 121 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Frank Pierce é um paramédico constantemente assombrado por visões sobrenaturais de pessoas que ele não conseguiu salvar.

O filme de Scorsese tem uma curiosa semelhança com seu maior sucesso, Taxi Driver. Desta vez o personagem principal, vivido por Nicolas Cage, não percorre a noite de Nova York a bordo de um táxi mas sim de uma ambulância. Mas a depressão, a dor e a vontade de mudar tudo são as mesmas.

E POR FALAR NISSO...

Clipe com imagens do filme ao som de Passenger, com Iggy Pop. Outra diferença fundamental é que o filme foi um fracasso sentido por Scorsese e por Nicolas Cage, que trabalhou ao lado da então esposa Patricia Arquette.

A Confissão

FICHA TÉCNICA
Título original: The Confession
Estados Unidos
colorido
Direção: David Hugh Jones
Roteiro: Sol Yurick, David Black
Elenco: Alec Baldwin, Ben Kingsley, Ryan Marsini, Amy Irving, Boyd Gaines
Duração: 114 minutos
Gênero: drama

Sinopse: Fertig é um judeu ortodoxo que assiste seu filho pequeno morrer de apendicite aguda por negligência médica. Seis semanas depois, decide fazer justiça, matando o médico.

Ben Kingsley é o pai desesperado que também mata a enfermeira e a recepcionista do hospital. Dias depois, para espanto de sua mulher (Amy Irving), ele se entrega à polícia. É aí que entra em cena o advogado interpretado por Alec Baldwin.

E POR FALAR NISSO...

Compilação de vários personagens de Ben Kingsley, que se tornou um astro em 1982 pela interpretação de Gandhi, que lhe valeu o Oscar. Em A Confissão, o problema é que o advogado quer que Fertig alegue insanidade temporária, mas ele se recusa.

A Musa

FICHA TÉCNICA
Título original: The Muse
Estados Unidos
colorido
Direção: Albert Brooks
Roteiro: Brooks, Monica Johnson
Elenco: Albert Brooks, Sharon Stone, Jeff Bridges, Andie MacDowell, Cybill Shepperd
Duração: 97 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: À moda de Hollywood, o roteirista Steven Phillips descobre que sua carreira estará terminada depois do almoço. E ele não sabe o que fazer para recuperar o prestígio.

O roteirista vivido por Albert Brooks aceita os conselhos de um amigo bem-sucedido, Jack (Jeff Bridges), e vai procurar uma deusa da vida real: Sarah Little (Sharon Stone), uma das nove filhas do grego zeus.

E POR FALAR NISSO...

Clipe em homenagem a Sharon Stone ao som de My Sharona, com The Knack. A Musa não foi um filme marcante na carreira de Sharon, já que naufragou por conta da história delirante e da ironia com o cinema. A musa real parecia um pouco perdida naquele ano...

Agnes Browne - O Despertar de uma Vida

FICHA TÉCNICA
Título original: Agnes Browne
Reino Unido
colorido
Direção: Anjelica Huston
Roteiro: John Goldschmidt, Brendan O'Carroll
Elenco: Anjelica Huston, Marion O'Dwyer, Niall O'Shea, Ciaran Owens, Roxana Williams
Duração: 92 minutos
Gênero: comédia

Sinopse: Em 1967, na cidade de Dublin, na Irlanda, Agnes Browne encara a maior dificuldade de sua vida ao ficar viúva. E precisa arranjar um jeito de sustentar os sete filhos.

Anjelica Huston escolheu, para a sua primeira direção, exaltar as raízes, já que seu pai, o cineasta John Huston, era irlandês e uma referência cultural para o país. Na trama, Agnes começa a vender frutas e verduras para poder manter a casa. O trailer está em italiano.

E POR FALAR NISSO...

A história conta que o fato de trabalhar abre novos horizontes para Agnes, que encontra uma grande amiga e até um novo admirador, o padeiro do bairro que se sente atraído por ela. Sem contar a grande paixão da personagem pelo cantor Tom Jones, que até faz uma aparição especial.